O dia 01 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 01 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

 

BOAS VINDAS ABRIL!

 

BOM DIA 1 DE ABRIL

 

RONDÔNIA


1964 – O capitão Anachreonte, autointitulado “representante da revolução” destitui e prende o governo do Território o prefeito, nomeia novos dirigentes, prende várias pessoas, inclusive membros de partidos que apoiaram os militares. (Jornal Alto Madeira). 1969 – O povoado de Vilhena passa à condição de distrito de Porto Velho por ato do governador Marques Henrique (Pedro Brasil Vilhena conta sua História).


Religião - É na 5ª feira da Semana Santa que cristãos lembram a cerimônia do lava-pés e também a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos.


COMEMORA-SE


Dia do fim da escravidão de índios no Brasil. Dia Mundial da Mentira (ou Dia dos Bobos). Dia Internacional da Diversão no Trabalho. Católicos lembram São Hugo de Grenoble e São Valério, ambos franceses. 


FATOS 


1873 — O vapor White Star RMS Atlantic afunda no litoral da Nova Escócia, matando 547 pessoas, o pior desastre marítimo do século XIX.

1778 - Oliver Pollock cria o símbolo do dólar americano, o "$".

1888 - A Princesa Isabel participa do ato de libertação coletiva dos escravos de Petrópolis.

1933 — Os nazistas realizam um boicote contra propriedades de judeus na Alemanha.

1960 - O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.


FOTO DO DIA


Carmênio Barroso era o secretário, uma espécie de vice-prefeito de Porto Velho no dia 1 de abril de 1964, e com a viagem do prefeito ele respondia pela função. Naquele dia ele foi preso por uma patrulha mista do exército e da Guarda Territorial, juntamente com muitos outros, e, ironia do destino ou excesso do capitão Anachreonte que mandava e desmandava? Os que eram apontados como “comunistas” pelo capitão foram presos e alojados numa sala de oficiais da 3ª Companhia de Fronteira, com alimentação servida no rancho dos graduados, como lembrava um deles, o contabilista e depois vereador e deputado estadual Cloter Mota. Os membros do governo e da prefeitura, todos membros do partido que apoiou o movimento militar, foram colocados num barracão coberto de palha no quartel da Guarda Territorial (atual 1º Batalhão da Polícia Militar). Depois de colocado em liberdade Carmênio (foto), que é poeta, criou a boate “Taba do Cacique”, durante mais de quatro décadas o principal ponto de encontro dos boêmios de Porto Velho.